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quarta-feira, 22 de outubro de 2014
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
ADAPTAÇÃO "A FORMIGUINHA E O ORVALHO
OLÁ PESSOAL, EU FIZ UMA ADAPTAÇÃO DA HISTORIA DA FORMIGUINHA E O FLOCO DE NEVE, TRAZENDO PARA A NOSSA REALIDADE, PORQUE AQUI NA NOSSA REGIÃO NÃO TEMOS NEVE.
ESSE MATERIAL USAREMOS NO PROJETO "HORTA LABORATÓRIO VIVO"
QUANDO EU LECIONEI NO 2º ANO EU PUDE FAZER UMA PEÇA DE TEATRO COM A TURMINHA E A HISTORIA ERA "A ABELHA E O FLOCO DE NEVE"
PASSARAM-SE 3 ANOS E AS CRIANÇAS AINDA SE LEMBRAM... FOI MUITO EMOCIONANTE.
domingo, 19 de outubro de 2014
Quebra Cabeça de Frutas e Hotaliças
MATERIAL PARA IMPRIMIR, PLASTIFICAR E RECORTAR PARA FAZER O QUEBRA CABEÇA , AS CRIANÇAS VÃO ADORAR.
ESSE MATERIAL É PARA AS CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA.
domingo, 12 de outubro de 2014
SEQUENCIA DIDATICA " A CASA E A HORTA"
Sequência
Didática: Trabalhando com o poema a Casa de Vinícius de Moraes.
Era uma casa muito
engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar
nela, não
Porque na casa não tinha chão
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir
na rede
Porque na casa não tinha parede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer
pipi
Porque penico não tinha ali
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com
muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Na rua dos bobos, número zero
1º Dia –
SENSIBILIZAÇÃO E INTRODUÇÃO
1º momento: (SERÁ IMPORTANTE QUE O MONITOR DE DANÇA
ACOMPANHASSE COM SEUS ALUNOS ESSA AULA JÁ QUE É O SEU DIA DE OFICINA,
AUXILIANDO NO CANTICO E COREOGRAFIA)
·
Exibir o vídeo do
poema cantando com as crianças;
·
Conversa na rodinha – Perguntar às crianças se eles já ouviram o
poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de
Vinícius de Moraes? Conversar com elas sobre que foi Vinícius de Moraes
(Bibliografia), apresentar uma fotografia do escritor; e dizer a elas que por
um período estaremos trabalhando com alguns poemas escritos por ele e que
muitas coisas irão aprender ao estudar estes poemas.
·
Escrever o poema com
letras garrafais (na classe, junto com as crianças) A casa - em papel metro com
o formato de casa;
·
Fazer junto com as
crianças uma paródia do poema de Vinícius de Moraes
·
Exibir o vídeo ou
música do poema novamente, cantando com as crianças – apontando as palavras no
cartaz e fazendo comparação com a paródia(fazer isso algumas vezes);
2º Dia: CÃNTICO,
INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO
PARA OS ALUNOS DO 2º CICLO QUE PRECISAM TRABALHAR INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ( SERIA IMPORTANTE QUE
O MONITOR DE VIOLÃO ACOMPANHASSE COM SEUS ALUNOS ESSA AULA PARA QUE EXPLOREM
NOTAS MUSICAIS)
·
De posse do cartaz;
colocar a música para as crianças ouvirem, primeiro ler, depois cantar com elas
várias vezes – apontando as palavras no cartaz;
·
Em seguida pedir para
que cantem a paródia, sem olhar no cartaz.
·
Explorar as palavras de letras coloridas dos cartazes :
Questionar às crianças quanto:
- Qual é o título do poema original?
- Quem é o seu autor?
- Sobre o que fala o mesmo?
- A casa da qual o poema fala é igual ou diferente do que era a
nossa horta? Por quê?
- Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?
PARA OS ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO OU COM DIFICULDADES DE
LEITURA E ESCRITA
·
Fazendo arte: dar às
crianças uma folha de papel com apenas dois riscos e pedir para que elas,
usando tinta guache e o dedo, completem o desenho da casa colocando as partes
que faltam nela de acordo com o poema: teto, chão, paredes, o pinico, o número
da casa e o nome da rua;
- Escreva na lousa o numero: 0 e o nome da rua: RUA DOS BOBOS
para as crianças se apoiarem;
- Questionar o que é o número ZERO = 0? Representa alguma coisa?
- Por que Rua do BOBOS?( PEÇA QUE REESCREVA COM LETRAS MÓVEIS O
NOME DA RUA.
3º Dia – Natureza e
sociedade:
2º momento: Passeio pela comunidade para que as crianças
observem os diferentes tipos de casa ali existentes – se possível fotografá-las;
4º Dia: Retomando e relembrando o passeio pela comunidade:
Conversar na rodinha:
· Ao
observar as casas durante o passeio o que elas puderam perceber?
· As
casas possuíam JARDINS?
- No bairro tem alguma QUITANDA?
- Pesquisar em dicionário a palavra QUITANDA.
· Será
que todas as pessoas vivem em casas? Ou existem outros tipos de moradias?
5º Dia:
1º momento: Reflexão
sobre a escrita das palavras do poema: CASA
Colocar novamente a
música e cantar com as crianças apontando as palavras com o dedo no cartaz;
·
FORMAR GRUPOS E
ENTREGAR PARA OS ALUNOS AS PALAVRAS EMBARALHADAS DO POEMA E PEDIR PARA QUE
MONTEM SEM OLHAR OS ORIGINAIS.
·
O que elas observam;
PARA OS ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO OU COM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA
·
Escrever a palavra
CASA e HORTA na lousa e pedir para que
as crianças leiam
Primeiro rapidamente. Depois pausadamente: batendo palmas;
CA
|
SA
|
HOR
|
TA
|
- QUESTIONAR:
· Quantas letras?
Quantas sílabas?
· Qual a primeira letra?
Qual a última letra? Quais as letras intermediárias?
2º momento: escrita
espontânea de palavras e letras
·
Pedir para que as
crianças escrevam a palavra CASA E HORTA
na mesa usando o dedo;
·
Escrever a palavra
casa e horta no papel usando o dedo e
tinta;
·
Pedir para que tentem
escrevê-la na lousa da forma que souberem;
·
Modelar a letras da
palavra CASA E HORTA (com massinha);
·
Montar a palavra CASA
e HORTA usando letras móveis
· - Contextualizando -
escrita das letras da palavra casa: C; A; S; A. (de vez e uma de cada vez.
· No final uma
apresentação com coreografia e musica dos poema a CASA e HORTA para no final
ser apresentado para ao alunos em sala.
ANEXOS:
HORTA: LABORATORIO VIVO
( Trabalhar no PME)
( Trabalhar no PME)
Projetos para 2º Semestre de 2014
A infância é um período de intenso
crescimento e desenvolvimento, no qual a alimentação exerce importante papel, e
do contrário sua escassez ou má qualidade pode proporcionar doenças futuras.
Algumas criança se não forem
estimuladas a comer certos alimentos tendem a desenvolver preferências por
determinados alimentos, normalmente alimentos industrializados, e criam aversão
a alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, que funcionam como grandes
fontes de vitaminas, minerais e fibras, indispensáveis para sua saúde.
Diante desse cenário, faz-se necessário
a ação pedagógica e o estímulo aos trabalhos que envolvam diferentes abordagens
com esses grupos alimentares, a fim de que, por meio do contato direto tornem
interessantes e seu consumo possa ser aumentado.
Direitos de aprendizagens:
Apoio Pedagógico: Linguagem:
Trabalhar com textos de diferentes
gêneros, temáticas, lidos com autonomia
pelo professor ou (monitor). Localizar informações explícitas e explorar no
grupo ou individualmente.
Trabalhar textos não verbais, em diferentes suportes.
( vídeo de pesquisa como apoio para o professor ou monitor ) https://www.youtube.com/watch?v=ykDsSmwze80 )
( vídeo de pesquisa como apoio para o professor ou monitor ) https://www.youtube.com/watch?v=ykDsSmwze80 )
- Trabalhar de forma lúdica a construção da escrita.
Matemática:
Coletar, classificar e construir
representações próprias para a comunicação de dados coletados.(ex: quais os alimentos que cada coleguinha mais gosta, tabular e transformar em gráficos)
Produção de textos escritos a partir da
interpretação de gráficos e tabelas.
Ciências:
Obter informações anteriores e
relaciona-las ao presente.
Elaborar perguntas e tabular para fazer
gráficos.
Estimular o exercício intelectual.
Objetivo geral: Reconhecer os
alimentos como elemento fundamental para promoção de uma vida saudável.
Objetivos específicos:
- Ajudar
os alunos a valorizar uma boa alimentação;
- Dar
preferencia aos alimentos nutritivos e de boa qualidade;
- Classificar
os alimentos quanto a origem animal, vegetal ou mineral;
industrializados ou não industrializados;
- Desenvolver
conceitos de quantidades, cores e formas;
·
Estimular a leitura, e o trabalho em grupo, pesquisa em relação
aos assuntos que se tratam de alimentação;
·
Enriquecer a cultura do aluno através dos contos
trabalhados nas oficinas;
·
Elaborar questionários para fazer gráficos.
Recursos Utilizados:
Livros e revistas sobre alimentos
Lápis de cor, Tesoura
Cola, Régua
Papel sulfite
CD ,Aparelho de som, multimídia
Fita adesiva
Lápis de cor, Tesoura
Cola, Régua
Papel sulfite
CD ,Aparelho de som, multimídia
Fita adesiva
Papel cartão, Filip Sharpe
Cola quente
Etapas da Sequencia Didática: (LEMBRANDO QUE POR SE TRATAR DE
OFICINAS DO PME 1 AULA PODE NÃO SER SUFICIENTE PARA ABORDAR E EXECUTAR AS
ATIVIDADES )
1ª aula: Apresentação da Sequencia Didática:
Para iniciar a Sequencia Didática sobre alimentação, expor a
leitura da história “A Cesta da
Dona Maricota” usando uma cesta com objetos para o conto.
Em seguida realizar uma conversa informal com os alunos, onde
serão propostos alguns questionamentos:
- Discutir com as crianças quais as preferencias de frutas, legumes e vegetais cada uma delas tem para comer, o que e o que costuma comer em casa?
- Discutir com as crianças quais as preferencias de frutas, legumes e vegetais cada uma delas tem para comer, o que e o que costuma comer em casa?
- Qual alimento de sua preferencia?
- Que cuidados precisamos ter com os alimentos que comemos ?
- Qual a origem dos alimentos?
- Sugerir uma pesquisa para a próxima aula.
- Qual a origem dos alimentos?
- Sugerir uma pesquisa para a próxima aula.
1ª SUGESTÃO PARA 1ª AULA:
TODAS AS OFICINAS PRECISAM ESTAR JUNTAS PARA OUVIREM A HISTORIA E DAR SEGMENTO NAS OFICINAS)
TODAS AS OFICINAS PRECISAM ESTAR JUNTAS PARA OUVIREM A HISTORIA E DAR SEGMENTO NAS OFICINAS)
2ª
SUGESTÃO
APÓS A LEITURA O MONITOR DE VIOLÃO DEVERÁ TRABALHAR A MUSICA “ A HORTA DO TIO ARI” NO SITE https://www.youtube.com/watch?v=QYt10yd2TiQ )
APÓS A LEITURA O MONITOR DE VIOLÃO DEVERÁ TRABALHAR A MUSICA “ A HORTA DO TIO ARI” NO SITE https://www.youtube.com/watch?v=QYt10yd2TiQ )
2ª aula: Pesquisa:
Dando continuidade a Sequencia Didática os alunos realizam pesquisas em
revistas, livros ou internet sobre vegetais.
Questionar com os alunos os rótulos de embalagens dos alimentos e
sua origem.
Montar a pirâmide alimentar. Promover debates sobre alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação e registrar os comentários.
Interagir os conhecimentos adquiridos com os demais alunos da escola (com visitas acompanhadas à horta).
/citar exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
Montar a pirâmide alimentar. Promover debates sobre alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação e registrar os comentários.
Interagir os conhecimentos adquiridos com os demais alunos da escola (com visitas acompanhadas à horta).
/citar exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
Comentar que os cuidados de
higiene são fundamentais para se ter uma boa saúde.
3ª aula: A origem dos alimentos:
Na roda de conversa questionar que os
alimentos podem ser:
- De origem animal, que é o caso das carnes, dos ovos, do leite e dos produtos que são feitos a partir do leite, como a manteiga e o queijo.
- De origem vegetal, que é o caso das frutas (goiaba, manga e banana), verduras (agrião, alface e brócolis), legumes (chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (feijão, arroz e milho).
Lembrar a importância que da carne, do ovo e o leite sejam fervidos antes de ser consumido, assim como os cereais. Já as frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados. Além disso, a água de beber deve ser tratada. Alguns alimentos passam por processo industrial, e muitos têm em sua composição substâncias que, em grandes quantidades, não fazem bem à nossa saúde. Assim, é importante evitar ou comer somente de vez em quando alimentos como bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos e balinhas. Frituras e alimentos com muito sal, farinha branca e açúcar também devem ser evitados, já que, em excesso, podem fazer mal à saúde.
- De origem animal, que é o caso das carnes, dos ovos, do leite e dos produtos que são feitos a partir do leite, como a manteiga e o queijo.
- De origem vegetal, que é o caso das frutas (goiaba, manga e banana), verduras (agrião, alface e brócolis), legumes (chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (feijão, arroz e milho).
Lembrar a importância que da carne, do ovo e o leite sejam fervidos antes de ser consumido, assim como os cereais. Já as frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados. Além disso, a água de beber deve ser tratada. Alguns alimentos passam por processo industrial, e muitos têm em sua composição substâncias que, em grandes quantidades, não fazem bem à nossa saúde. Assim, é importante evitar ou comer somente de vez em quando alimentos como bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos e balinhas. Frituras e alimentos com muito sal, farinha branca e açúcar também devem ser evitados, já que, em excesso, podem fazer mal à saúde.
Elaborar quadro para classificação dos alimentos quanto sua
origem.(piramide)
4ª aula; Pirâmide alimentar:
A professora leva para os alunos a Pirâmide alimentar onde poderão
realizar leitura e questionamento quanto aos alimentos e a que podem ser
consumidos em maior e ou em menor quantidade.
O professor poderá incentivar o aluno a escrever seu próprio cardápio
baseando nos alimentos saudáveis.
Elaborar uma receita para montar uma salada de frutas.
5ª aula: Brincando de feira
Em grupos de 2 ou mais eles podem elaborar problemas
baseando nos alimentos apresentados na
história.( pose montar um cenário onde possam comprar e vender )
Classificar os alimentos segundo o critério de grandezas e medidas.
6ª aula: Ficha Técnica:
Dando continuidade a sequencia didática os alunos devem elaborar
uma ficha técnica com as características dos alimentos envolvidos na história.
Avaliação:
A avaliação será diária; levando em conta se os alunos progridem
nas questões relacionadas à boa alimentação.
Avaliar todas as atividades feitas
durante a oficina, à organização de cada grupo ao longo das atividades.
Considerações finais:
Professores e funcionários podem trabalhar em parceria com o PME orientando os
alunos sobre a melhor maneira de se alimentar.
Em casa os pais também participam auxiliando-os nas
pesquisas e montando pratos agradáveis com alimentos saudáveis.
Diante disso, acreditamos que esse tipo de atividade lúdica envolvendo
educação nutricional realizados nas escolas possa ser agregado nos dia a dia
hábitos saudáveis.